21 maio, 2010

Google lança TV, ou: Sobre o big brother


Bacana. Mas, de certa forma, se eles quisessem poderiam saber o que temos assistido.
  
Falando em saberem o que fazemos, lembrei de uma notícia:

Carrinhos do Google Street View são pegos coletando dados pessoais de redes wifi enquanto tiram as fotos:
http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2010/05/19/italia-franca-e-alemanha-investigarao-google-street-view/

Google diz que foi acidente e prometeu apagar tudo direitinho. Dada essa promessa, Inglaterra retirou queixas, Alemanha não e proibiu Street View até segunda ordem. isso me lembra também da própria, ficando bravinha com a China devido à invasão da privacidade deles.

E o Google Googles, viram? Muito louco
http://www.google.com/mobile/goggles/

Isso é massa, dará uma idéia de pra onde estamos olhando (literalmente, e em primeira pessoa).

Sem contar os Android com GPS e o Google Latitude mostrando onde estamos em tempo real.

Já falei das nossas listas de amizade no Orkut? Ou conversas no Gmail? E do tipo de buscas que fazemos?

A, claro, a cada dia mais e mais empresas usam "as nuvens" do Google docs pra guardar seus documentos de trabalho.

Ficam as perguntas,

- Porque, no filme, usaram o nome skynet?
- Quando aparece o primeiro T1000?
- Eu estar falando isso num site da Google vai fazer esse primeiro T1000 me caçar?

5 comentários:

  1. a gente fica muito preocupado com a movimentação individual... (onde EU estou... o que EU estou vendo)...

    imagine-se administardor de um banco de dados com informações de todos os humanos do planeta? vc ia ficar analisando individuais?

    talvez, se você estiver apaixonado, talvez se utilize de seus privilégios para acompanhar a vida da gatinha que você está afim, e correrá o risco de ser descoberto e queimar seu filme.

    mas, o mais óbvio é que você vai querer saber as médias: qual o movimento das grandes massas? em que direção as populações estão caminhando? quais os comportamentos comuns entre indivíduos?

    Você sozinho pouco importa... Mas você, tirando foto da Torre de Piza, e fazendo search no google, somado a outros milhões, pode mostrar que alí é um bom local para investimento... montar um próprio negócio? como explorar esse tipo de mercado?

    enfim, não vejo perigo de privacidade individual...

    eu sou tão insignificante... o que uma empresa iria querer exclusivamente comigo?

    como eu disse, o perigo individual está no relacionamento 1 pra 1... algum fã obsecado pode perseguir você... todavia, ele não tem tanta força quanto uma coorporação empresarial, e ele está sucetível as sanções da Lei, assim como qualquer outro.

    E você ainda pode "eliminá-lo" se ele invadir seu espaço, afinal, seria legítima defesa...

    eu nem acredito nessas teorias de conspiração... e se elas existem, é briga de cachorro grande... Google x USA

    Google x Me??? why???

    ResponderExcluir
  2. No geral, acho que seu ponto é bem legal. Nesse caso do google-car, especificamente, não foi tanto a privacidade individual que me incomodou, se alguem quiser pegar meu tráfego de rede que pegue. Nós que somos computeiros sabemos que isso é fácil, sempre foi. Conheço vários administradores de redes que já me passaram curiosidades cabeludas de seus usuários que eram meus conhecidos.

    O que mais me intrigou foi: pegaram eles com a boca na butija "roubando" dados via wifi de redes não protegidas. Uma vez que foi pego, disseam que foi acidente e prometeram apagar.

    c'mon... 600 giga não entram em um HD que está no banco de seu carro por acidente. Dai voce começa a pensar: eles prometem não ler os e-mails, não olhar os documentos no gdocs, etc... Vai saber o que fazem dentro do seu próprio sistema com possibilidades mínimas de serem pegos agora que vimos que até em campo aberto estavam pegando dados.

    Não que vou entrar numas de teoria da conspiração e parar de usar (não tô aqui no site deles agora? hehehe), mas é um ponto a se pensar... Ficar mais consciente do que tá acontecendo...

    ResponderExcluir
  3. Mas daí voltamos ao começo: Num sistema pequeno, um admin pode te contar coisas cabeludas de seus conhecidos... Isso já é sabido... Mas, mesmo que estejam vendo meus emails, lá na California, quem é que vai me apontar na rua? São zilhões de usuários... Talvez os emails do Obama ou da Lady Gaga estejam comprometidos... Mas o meu não!

    Enquanto o Google não tornar meus emails/docs públicos, não há risco. E o dia que ele fizer isso, toda a empresa entrará em colapso.

    Aposto que eles estavam pegando esses dados para prototipar mais alguma novidade. Os moradores dali em nada seriam afetados... Talvez um data mining comercial para descobrir preferências de consumo... Etc...

    As individualidades continuam sendo mantidas.

    Uma vez um cara processou o Netscape, porque o Browser tinha uma falha de segurança. Ele tinha o perfil dele e a Esposa o perfil dela... Mas, por má implementação, o perfil dela acessou Históricos do perfil dele, com links para sites de relacionamento.

    Se sentindo traída, ela pediu o divórcio...

    Se o Google gerar situações assim, ele correrá perigo... Outrora, todos continuaremos nossas vidas normais!

    ResponderExcluir
  4. Então, mas não é exatamente o fato de pegar dados do céu que me incomodou. É fazer algo ilegal, pegando dados, e dar uma desculpinha de que foi sem querer... Isso que quebra um pouco a credibilidade comigo. Abriu precedentes, vai saber o que mais fazem...

    ResponderExcluir
  5. Google pegou dados de usuário por acidente de novo, mas na australia agora...

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2010/06/100606_google_australia_rc.shtml

    Que dados malditos, ficam pulando no carrinho da google

    ResponderExcluir