08 fevereiro, 2010

Cupinzeiro ou Berra Vaca?


União Altaneira, Beeiro, Caxerosas, Cupinzeiro e Berra Vaca. Quem nunca ouviu falar nenhum desses nomes é porque não conhece o carnaval de Barão Geraldo. São blocos de rua de vários bairros de Barão Geraldo e se encontram no dias de Carnaval em seus trajetos pelas ruas do distrito.

A apoteose costuma ser no início da avenida Santa Isabel (onde também acontece a concentração do Berra Vaca). O União Altaneira é formado pelos estudantes da Moradia da Unicamp. O Cupinzeiro pela galera do Jardim Santa Genebra e o Beeiro por carnavalescos da Vila Santa Isabel. Já o Berra Vaca, pela união de outras vertentes...

Sem apoio da prefeitura, essa manifestação carnavalesca, em Campinas, não tem esquemas rígidos de desfile nem de horários, mas quem quiser aparece e a folia rola solta todos os dias do carnaval.

Esse ano fico em Campinas no carnaval. Dai, como da outra vez que fiquei, acho que devo passar pelo Cupinzeiro. Se bobear apareço no Berra Vaca também.

Tem os outros blocos que não conheço, esses vão depender do ânimo e do calor nos dias.  Aliás, se mais alguém for estar por aqui, vou copiar ali embaixo, no fim do post, a programação pro carnaval de Barão desse ano.

De qualquer forma, se estou escrevendo aqui, é claro que tem alguma viagem envolvida. E a viagem de hoje é sobre cultura popular.

No outro ano que fiquei aqui visitei esses dois que comentei (Cupinzeiro e Berra Vaca), e depois ouvi algumas várias discussões Unicamp afora sobre esses blocos.

O Cupinzeiro pareceu ter um perfil mais "cult", sendo inclusive um "núcleo de sambistas e compositores", atuante não apenas no carnaval, e que conta, por exemplo, com interpretações de Geraldo Filme, Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin, Germano Mathias e Paulo Vanzolini, além de sambas cantados pelos antigos escravos de fazendas de Barão Geraldo. E teve menos gente (muitas famílias, crianças e estudantes da Unicamp).

O Berra Vaca já lembrou naquele ano um perfil mais "normal", com marchinhas, e com muito mais gente. Mais esquema "pegação"  (nada perto das famosas micaretas, by the way). Nas concentrações ouviamos muito do axé e do funk, já meio de lei nos últimos carnavais. Detalhe: não ouvi isso no bloco, mas de pessoas que frequentavam o bloco e durante a concentração.

Receio que minha opinião do Berra Vaca esteja errada.

Depois de tanta introdução. às viagens... ouvi muitos amigos dizendo que o Cupinzeiro tinha sido sinônimo de cultura e o Berra Vaca tinha sido sinonimo de povão. Essas visões podem ser injustas, e podem ser devidas ao pouquinho que experimentamos do Berra Vaca (fui embora cedo, não curti o ambiente, tava cansado... enquanto no Cupinzeiro eu acompanhei até o fim, com direito a carregar algumas das alegorias junto com o Maurício).

Mas independente disso e supondo, só pra viajar, que nossa experiência seja suficiente pra entender o perfil dos dois blocos, até onde temos o direito de chamar o sambinha "cult" de cultura, e o sambão pegação de não cultura? Será que tentar voltar e reviver um passado meio mítico (e que "chutamos" que era assim) é mais cultural do que se inserir no comportamento da sociedade na qual vivemos atualmente?

Dá pra fazer analogias com várias outras situações, e não sei a resposta. Se deixar massificar e esquecer a obra artística anterior não deve ser sinônimo de cultura. Mas se apegar ao passado e não tentar entender e se inserir no novo talvez também não seja. Qual será o ponto ótimo?

E, na verdade, nem entendo direito o motivo desse post. Não tenho nenhuma opinião pra compartilhar... deu vontade de escrever essas viagens todas. Aliás, pessoalmente, me diverti mais no Cupinzeiro e devo voltar nele esse ano.

Acho que, no geral, dá pra esquecer tudo que veio acima e se apegar na programação abaixo. Quem estiver por ai e quiser prestigiar o carnaval de rua, sem filosofar sobre o assunto e sim se divertir, anota ae:


Programação do Carnaval 2010 em Barão Geraldo (confirmem antes, copiei de um site aleatório):

Dia 12 de fevereiro
Bloco Berra Vaca – a partir das 23h
Concentração: Banca Central

Dia 13 de fevereiro
Bloco Caixeirosas – a partir das 15h
Concentração: Praça do Coco
Saída: Vila São João

Dia 13 de fevereiro
Bloco União Altaneira – a partir das 16h
Concentração: Av. Santa Isabel/ Banca Central
Saída: Moradia da Unicamp

Dia 14 de fevereiro
Bloco Carna Barão – a partir das 16h
Concentração: Banca Central
Saída: Av. Santa Isabel, em frente ao Supermercado Oba

Dia 15 de fevereiro
Bloco Cupinzeiro – a partir das 18h
Concentração: Praça do Coco

Dia 16 de fevereiro
Bloco Beeiros – a partir das 19h
Concentração: Av. Santa Isabel
Saída: Moradia dos Estudantes

Dia 16 de fevereiro
Bloco Berra Vaca – a partir das 23h
Concentração: Banca Central



Um comentário:

  1. olá,
    só pra evitar enganos...
    o Uniaão Altaneira não é formado por estudantes da Moradia da Unicamp. Muitos integrantes são ou foram estudantes da unicamp e muitos não tem vinculo com a universidade. Atualmente poucos de nós moramos na moradia. Apenas marcamos a saida de nosso desfile na portaria da moradia.
    espero que este ano vc tenha seguido nosso bloco.
    concordo que a cupinzeiro é mais cult e o Berra mais povo, mas o orgulho da massa é o união!!!
    abraços!
    Marina (porta bandeira)

    ResponderExcluir