12 janeiro, 2010

O terror e as origens do cinema


Quem me conhece sabe que tenho um carinho especial pelo cinema fantástico e de terror, quem não me conhece acabou de saber disso agora.

De qualquer forma, há alguns anos, durante uma palestra sobre filmes de terror que fiz pra uma turma em aula de inglês, cheguei a uma conclusão. Aliás, essa conclusão foi elaborada durante a apresentação em si e não ao prepará-la, então não estava escrita em nenhum lugar até agora, embora eu a tenha apresentado no dia pra galera da aula.

E essa tal de conclusão é: Ao contrário do que leio normalmente, que coloca o gênero terror como surgido na década de 60 (cópia da Wikipédia abaixo), acho que provavelmente o terror surgiu junto com o cinema, sendo parte da primeira projeção pública.

Senão vejamos... quanto ao gênero de terror:

O gênero ficcional do terror ou horror existe em qualquer meio de comunicação em que se pretenda provocar a sensação de medo. Desde a década de 1960 que qualquer obra de ficção com um tema mórbido ou repelente são conhecidos do público como um gênero à parte, com grupos de fãs muito específicos que rendem culto a subgêneros ou a determinados filmes e literatura a eles associada. Este gênero está intimamente ligado à ficção fantástica e à ficção científica. O medo é a fonte dos filmes de terror. Alguns especulam ser um dos sentimentos que mais faz as pessoas se sentirem vivas e livres.
(Wikipédia)
Agora, quanto ao início do cinema:

Auguste Marie Louis Nicholas Lumière (Besançon, 19 de outubro de 1862 — Lyon, 10 de abril de 1954) e Louis Jean Lumière (Besançon, 5 de outubro de 1864 — Bandol, 6 de junho de 1948), os irmãos Lumière, Louis e Auguste eram ambos engenheiros e foram os inventores do cinematógrafo (cinématographe), sendo por isso freqüentemente considerados os fundadores da Sétima Arte junto com Georges Méliès, um ilusionista também francês, este tido como o pai do cinema de ficção. Em 28 de dezembro de 1895 acontece a primeira projeção pública de cinema, e essa tem como grand finale a apresentação do filme “L’Arrivée du Train em Gare”, que mostra um trem vindo no sentido da platéia. Descreve-se que tal foi o susto dos espectadores dessa primeira sessão ao verem um trem vir em direção a eles, que se instalou o pânico. Levantaram-se aos gritos e desviaram-se do caminho, com medo que o trem lhes passasse por cima.  (Wikipedia)

Veja bem: se classificarmos o cinema de terror como um cinema no qual o sentimento motivador é o sentimento de terror, de medo (e não como um cinema baseado em monstros e fantasmas), então muito provavelmente esse foi o sentimento despertado na platéia durante a projeção de 1895 (eles fugiram, de pânico), e que causou tanto frisson entre o público.

Note-se também que o terceiro pai do cinema está associado ao ilusionismo e à ficção (gênero esse que anda de mãos dadas com o terror).

É isso :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário