10 janeiro, 2010

Je pense, donc je suis... ou, sobre o nome...

Ontem recebi do Sangue, uma pessoa que respeito muito, um elogio sobre o nome do blog. Dai resolvi compartilhar um pouco das motivações pra quem não é tão chegado em filosofia. Tirem suas próprias conclusões,  com um pouco de wikipedia pra ajudar:

Cogito, ergo sum significa "penso, logo existo"; ou ainda Dubito, ergo cogito, ergo sum: "Eu duvido, logo penso, logo existo" é uma conclusão do filósofo e matemático francês  Descartes alcança após duvidar de sua própria existência, mas a comprova ao ver que pode pensar e se está sujeito à tal condição, deve de alguma forma existir.

Descartes pretendia fundamentar o conhecimento humano em bases sólidas e seguras (em comparação com as fundamentações do conhecimento medievais). Para tanto, questionou e colocou em dúvida todo o conhecimento aceito como correto e verdadeiro (utilizando-se assim do ceticismo como método, sem, no entanto, assumir uma posição cética). Ao pôr em dúvida todo o conhecimento que, então, julgava ter, concluiu que apenas poderia ter certeza que duvidava. Se duvidava, necessariamente então também pensava, e se pensava necessariamente existia (sinteticamente: se duvido, penso; se penso, logo existo). Por meio de um complexo raciocínio baseado em premissas e conclusões logicamente necessárias, Descartes então concluiu que podia ter certeza de que existia porque pensava.

A frase "Cogito, ergo sum" aparece na tradução latina do trabalho escrito por Descartes, Discours de la Méthode (1637), escrito originariamente em francês e traduzido para latim anos mais tarde. O trecho original era "Puisque je doute, je pense; puisque je pense, j'existe" e, em outro momento, "je pense, donc je suis". Apesar de Descartes ter usado o vocábulo "logo" (donc), e portanto um raciocínio semelhante ao silogismo aristotélico, a idéia de Descartes era anunciar a verdade primeira "eu existo" de onde surge todo o desejo pelo conhecimento.



Gostei da variação "Dubito, ergo sum". Um pouco de ceticismo controlado vai bem, ou não.


Outro dia ouvi outra: "Cogito, ergo desisto". Essa deve estar mais pra um cinismo controlado, ou não.

Um comentário:

  1. Vi um livro agora chamado "Non cogito ergo digito". Não penso, logo, teclo.

    Pode ter algum sentido...

    ResponderExcluir